Perguntas Frequentes


Atenção: por favor, leia atentamente o regulamento antes de pesquisar suas dúvidas nas perguntas abaixo.

 

1. Posso me inscrever nas categorias Ensaio e Bolsa Desenvolvimento?

Sim, você pode inscrever uma proposta para a categorias Ensaio e uma para a categoria Bolsa Desenvolvimento.


2. Posso inscrever mais de um ensaio, como nas modalidades impresso e multimeios?

Sim, você pode se inscrever em mais de uma modalidade, desde que sejam apresentados trabalhos distintos, conforme consta no regulamento.


3. E posso inscrever mais de um ensaio para cada modalidade?

Neste caso não é permitido que você inscreva mais de uma proposta, somente serão aceitos um ensaio impresso e um ensaio multimeios.


4. No caso da inscrição de um ensaio ou projeto realizado por um coletivo, os seus membros podem inscrever-se também?

O cadastro é feito com os dados de uma única pessoa, e no campo do currículo, deve ser apresentado o coletivo e o nome de seus membros. Os demais membros podem enviar projetos individuais, pois o cadastro se faz a partir do CPF do participante.


5. O que se define como multimeios?

Enquadram-se como projetos multimeios, as propostas que utilizam a linguagem fotográfica com interface em outras técnicas, considerando a multiplicidade de suportes e linguagens proporcionados hoje pelas tecnologias digitais e a cultura das redes. Exemplos: vídeos, animações, instalações, site specific, etc.


6. É obrigatório o upload de um vídeo para a inscrição em Ensaio Multimeios?

Sim, no formulário de inscrição, pedimos que seja carregado um vídeo em formato MP4. Este vídeo pode tanto ser a própria obra, quanto um material que explique como deve ser montada a obra, para casos como instalações, site specific, etc.


7. O que pode ser premiado em Bolsa Desenvolvimento de Projetos?

Esta categoria contempla projetos de pesquisa experimentais inovadores, ou seja: AINDA NÃO VIABILIZADOS, que partam da ação/reflexão fotográfica como impulso para o desenvolvimento de narrativas contemporâneas. Assim sendo, o proponente apresenta uma ideia a ser desenvolvida, e não um trabalho já realizado.


8. Como me inscrevo na categoria Especial?

O fotógrafo premiado nesta categoria não será escolhido através de inscrição, mas sim por meio de indicações da comissão.


9. Como me inscrevo na categoria Revelação?

Não é possível inscrever-se. O fotógrafo premiado na categoria Revelação, será aquele dentre os inscritos, que apresente um trabalho de acordo com os requisitos da Comissão de Seleção do prêmio, e que não seja um fotógrafo inserido no circuito institucionalizado de artes.


10. Não recebi o e-mail com as informações da minha inscrição, o que devo fazer?

Sua mensagem pode estar na Caixa de Spam ou na Lixeira, por favor verifique estes locais.


11. Eu não tenho e-mail, como posso me inscrever para o prêmio?

Você pode utilizar um e-mail de algum conhecido de sua confiança, lembrando que os contatos do Prêmio Brasil Fotografia serão feitos sempre através deste e-mail.


12. Como posso enviar minhas fotografias sem correr o risco de que elas sofram danos no trajeto?

As fotografias poderão ser enviadas em embalagens simples como: tubo de PVC, papelão, envelopes com placas de papelão ou similares. Atente-se para o fato de que a embalagem não influencia na avaliação do trabalho submetido, pois a Comissão de Premiação os recebe de maneira neutra e padronizada. Lembramos também, que o Prêmio Brasil de Fotografia não se responsabiliza pela devolução de materiais e embalagens excedentes às fotografias.


13. Não consigo concluir minha inscrição no site, o que está acontecendo?

Você pode estar com problemas em seu navegador ou computador, atente-se para possíveis caixas de diálogo informando o tipo de erro apresentado. Indicamos que utilize computador Windows e navegador Google Chrome.


14. Posso inscrever um Ensaio com imagens manipuladas?

Sim, você deverá enviar de 08 a 12 imagens, que podem ser manipuladas analógica ou digitalmente, como fotomontagens, colagens e similares.


15. Me inscrevi no prêmio ano passado e já tenho meu login e senha, devo criar um novo cadastro este ano?

Participantes do ano passado não precisam se inscrever novamente, seu cadastro continua ativo e você pode alterar suas informações cadastrais.


16. Como são as imagens que devo inserir no Portfólio?

As imagens para o portfólio serão utilizadas para apresentar um pouco de sua trajetória fotográfica. Por terem fins de avaliação, não precisam estar em alta resolução. Devem estar em formato JPG, conforme especifica o regulamento.

 

Caso não tenha encontrado aqui a resposta para sua dúvida, entre em contato conosco através do e-mail duvidas@premiobrasilfotografia.com.br.